sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aprende Geometria Assim

      Geometria se aprende assim:



Os alunos das 6º series, orientados pela professora Daniela desenvolveram uma atividade pratica de geometria, onde os pais puderam interagir .
Trabalhamos tangram, áreas e figuras espaciais; Adoramos As Atividades vejam as fotos.








terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dias Das Crianças

Dia Das Criaas
 
 
 
Em outubro,  nossa escola comemorou o dia das crianças com muitas brincadeiras, entre elas o pula-pula, tobogã, cama elástica, piscina de bolinhas etc. As crianças se divertiram muito com as gincanas, shows de talento, cinema e campeonatos esportivos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sarau 2011


No dia 27/10/11, aconteceu nosso III Sarau de música e poesia, organizado pelas professoras Dalva (OSL) e Meire (POIE). O  evento teve como objetivo principal trazer a comunidade para a escola, onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.
Contamos com a presença do SR. Cortez, da Editora CORTEZ que foi homenageado com algumas passagens de sua história no telão. 
Os pontos altos de nosso encontro foram:
- Sr. Renato Machado que, ao som de atabaque e berimbau, encantou os presentes com o poema "Sou Negro" declamado pela aluna Esméria do 4ºTB.
- Apresentação de dança dos alunos da EJA
- Apresentação de música de viola com o avô de nossa aluna Teresa Brandão.
- Também nos prestigiou a ex-aluna Mariana Brandão cantando São Paulo ao som de violão.
É sempre bom contar com a iniciativa de professores criativos como Cida, Dalva e Meire, Rosângela e Patrícia, que nos incentivam a participar sempre de eventos como este.

Alunos monitores 2011
Foi muito divertido o sarau desse ano
Olha o Sr.Cortez
 o sarau foi de tantas emoções...

olha quanta gente!!

Minha Cidade

Conexão Teen No "Teatro Colar Da Vida"



Alunos das 3ªs e 5ªs séries assistem o teatro que fala sobre a preveção do cancer de mama.O teatro, dirigido por Jairo Ramos,  foi exibido no SBT no JORNAL DA MANHÃ dia 21/09/11.As crianças levaram para casa o colar para dar as suas mães.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aos mestres com carinho

Neste mês especial, nós, alunos, estamos homenageando todos os professores que vêm nos aconpanhando desde o primeiro até o ultimo ano escolar. Agradecemos toda a paciencia, carinho e dedicação que nos têm dado.
E se hoje podemos escrever esta simples homenagem, devemos tudo a vocês.
Pedimos a Deus que os abençõe e que dê a todos as crianças a mesma oportunidade que temos hoje.


Alunos da E.M.E.F. Sebastião N. Lima
                                   Outubro/2011

sábado, 13 de agosto de 2011

♥♥♥ " Dia dos Pais " ♥♥♥

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

 Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. 

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai. 
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. 


O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. 

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

História da Google

O Google é o mais poderoso motor de busca do mundo e foi fundado em 1998 por dois estudantes de Informática da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América. Larry Page e Sergey Brin. O nome Google provém da palavra "googol", um termo matemático usado para descrever o número 1 seguido de 100 zeros. Para darem início à empresa, Page e Brin juntaram uma quantia próxima de um milhão de dólares e inauguraram, a 7 de Setembro de 1998, a Google Inc. numa garagem de Menlo Park, no estado da Califórnia, EUA.Em 2005, o Google recebia já mais de 100 milhões de consultas por dia.
Atualmente, são inúmeros os serviços fornecidos por esta empresa. Desde o Gmail, Google Maps, Google Académics, Google tradutor, Google Earth, etc.

Historia da Internet


Introdução 
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet 
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Esporte do Mês: " Handebol"

Handebol
O Handebol é, sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física (ainda que alguns professores insistam em não ensinar) e em alguns clubes.

Agora a pergunta principal: como se joga?

- São necessárias duas equipes de sete jogadores, da qual um é o goleiro. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos;

- A bola oficial para a prática do Handebol deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme os sexos: a masculina é uma bola maior, medindo entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g. A feminina tem tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g;

- Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol;

- A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos;

- O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela;

- O tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca;

- É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras;

- O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol; 

 - Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo. Nesse caso, os oponentes devem se localizar a, no mínimo, três metros de distância;                                   


- Ao ocorrer qualquer lance irregular, a cobrança é feita no local onde ocorreu a infração. O time adversário pode formar uma barreira, desde que ela se posicione a três metros da cobrança. Uma curiosidade é que as faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro. Aliás, são dois árbitros por jogo, auxiliados por um cronometrista e um secretário responsável pela súmula;

- O famoso tiro de sete metros é caracterizado pela falta sobre um atacante, quando esse, ao arremessar a bola ao gol, é impedido por uma falta. Para essa cobrança, o árbitro deve apitar, autorizando a jogada. O jogador que executará o tiro deve cuidar para que seus pés não toquem ou ultrapassem a linha de marcação dos sete metros.

Ainda que no Brasil não haja quadras específicas para a prática do handebol, pode-se utilizar a do futebol de salão sem nenhum prejuízo, já que suas dimensões são as mesmas. Além do handebol de salão – mais tradicional – tornou-se comum, em alguns países, a prática recreativa do handebol na praia, que ficou bastante famoso em meados da década de 80 do século XX. Então, agora que você já sabe como jogar e viu que não há desculpas para a falta de local, por que não começar a praticar o handebol?

quinta-feira, 26 de maio de 2011

GENTE QUE FAZ...
Neste mês, vamos homenagear mais um dos professores que muito contribuem para a nossa aprendizagem. Ele é professor de ciências há anos em nossa escola e é muito querido e respeitado pelos alunos, por isso fizemos uma entrevista para que todos o conheçam um pouco mais.
(?) Professor, qual o seu nome completo?
(!) Ubirajara Nogueira.
(?) Profissão?
(!) Professor de Ensino Fundamental e Médio.
(?) Com quantos anos você decidiu seguir essa profissão?
(!) Com 25 anos.
(?) Por que você escolheu essa profissão?
(!) Gosto de trabalhar com jovens.
(?) Quais as vantagens e desvantagens?
(!) Trabalhar com jovens, cada um com uma história diferente, não é fácil. Porém, a flexibilidade do horário e a remuneração compensam o stress da profissão.
(?) Trabalha em outra escola?
(!) Já trabalhei em até três escolas ao mesmo tempo. Hoje, só trabalho no “Sebastião”.
(?) Teve algum incentivo?
(!) Nenhum.
(?) Você gostaria de trabalhar em outra área? Qual?
(!) Gostaria de ser fotógrafo voltado para a área de biologia.
(?) Com quantos anos você gostaria de se aposentar?
(!) Com 50 anos.
(?) Deixe um pequeno recado.
(!) O sucesso é o professor. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.
Além de ser um bom professor, todos da escola sabem que ele é um excelente desenhista de charges e de animais, e que gosta tanto de pássaros a ponto de saber até imitá-los e de reconhecer seus cantos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Doenças do inverno

MENINGITE
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, cérebro e cerebelo. A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como uma emergência clínica.
Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado têm um bom resultado. O contágio que se tem mais medo é o da meningite meningocócica, pois o contágio é através do ar. Esse processo inflamatório pode ser causado por vírus, fungos, bactérias e protozoários, além de alguns casos de acometimento por neoplasias e intoxicações que podem ocorrer no sistema nervoso central.
O indivíduo pode ter dor de cabeça, náuseas, vômitos e febre alta. Quando a infecção se generaliza, podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo. Esse tipo de meningite é conhecido como Meningococcemia. Em crianças os sintomas são: irritabilidade, náusea, vômito em jato e febre. Nos recém-nascidos pode ocorrer um abaulamento na fontanela (moleira). Os tratamentos variam conforme o tipo de meningite.
Se ela for causada por agentes infecciosos, como meningocócicos, pneumococo deve ser tratado com penicilina, se for causada por fungos, deve ser tratado com antifúngicos. Varia de acordo com o tipo de agente.
                                A  INFLUENZA A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Esse vírus é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Devemos tomar alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Pessoas com febre acima de 38ºC, tosse, dispneia (dificuldade respiratória), acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais devem procurar auxílio médico.

A maioria dos casos se apresenta da forma leve e se cura com hidratação, boa alimentação e repouso.
A vacina será preferencial aos idosos, gestantes, crianças e funcionários públicos da área da saúde. Para saber mais sobre a vacinação procure o posto de saúde mais próximo.

O CYBERBULLYING

O Cyberbullying é basicamente um tipo de bullying melhorado. A prática do Cyberbullying é realizada pela internet e busca humilhar e ridicularizar os alunos, professores e as pessoas desconhecidas. As pessoas que geralmente praticam o Cyberbullying são adolescentes, sem limites, insensíveis e inconsequentes.

Apesar de ser praticado de forma virtual, o Cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.  Como vem a cada dia se tornando mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens, legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo. Você já sofreu esse tipo de agressão? Denuncie.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Esporte do Mês: "FUTEBOL"

A palavra futebol é de origem inglesa: 

foot: pé 
ball: bola 




Até hoje não se tem um dado concreto de quando e onde surgiu o futebol, mas o que se sabe é que em muitas culturas os povos já faziam algo parecido com o futebol, ou seja, brincadeiras de chutar bolas, mas sem regras, e sem limites. 

Foi no século XX, na Inglaterra, que o futebol passou a ser um jogo oficial, já com algumas regras, e o principal objetivo do jogo é chutar a bola e colocar ela dentro do gol. 

NOTTS COUNTY foi é um time da Inglaterra, foi o primeiro time de futebol a ser criado no mundo, em 1862. 

Somente em 1871 que surge a posição do goleiro, antes disso nenhum jogador podia pegar a bola com as mãos. 

Hoje o futebol é o jogo mais popular no mundo inteiro, por ser fácil e simples, e ele não atrai somente os jogadores, mas também expectadores, que torcem pelo seu time. 

O futebol sempre foi um jogo direcionado ao público masculino, por exigir uma grande força física. Mas atualmente, muitas as mulheres já estão quebrando este tabu de que futebol é só para homem, e já até existe Campeonato Mundial de Futebol Feminino. 

A FIFA é o órgão responsável por comandar os eventos de futebol, como Campeonatos e Copas. 
O evento mais importante do Futebol é a Copa do Mundo que acontece de 4 em 4 anos. 

A seleção brasileira é a única seleção que sempre participou da Copa do Mundo, e é a que tem mais título, 4 no total.

As regras


O futebol infantil é um claro exemplo de variação das regras, onde destaca-se o tamanha do campo e o número de jogadores por equipe.
O futebol é regido atualmente por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que dentro das mesmas são permitidas certas modificações para facilitar o desenvolvimento das modalidades femininainfantil e veterana.[99] Embora as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Um aspecto importante é a região onde é realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se destacam por ser mais brandos com as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões, enquanto que em outros lugares, por exemplo naAmérica do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.[100]
As regras do jogo estão definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido. Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações britânicas.[101]

Campo de jogo


Campo de jogo do futebol.

O goleiro ou guarda-redes pode tocar a bola com suas mãos.
O futebol se joga num campo de grama natural ou sintética de forma retangular. As medidas permitidas do terreno são de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, mas para partidas internacionais se recomenda as seguintes medidas: entre 100 e 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura. As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos por outra linha, a linha de meio.[102][103]
Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as pequena área e as balizas. As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou golos, são constituídas de dois postes verticais (conhecidos como traves) de 2,44 metros de altura localizados a 7,32 metros de distância um do outro e sobre o centro de cada linha de fundo. As partes superiores dos postes são unidas por outro poste horizontal, conhecido como travessão.[103][104]
As grandes áreas são áreas retangulares localizadas no centro dos golos e adentrando-se no campo. As linhas que delimitam a grande área são traçadas a 16,5 metros dos postes verticais, adentrando-se também 16,5 metros ao interior do campo, e unidas por outra linha maior. O traçado da pequena área e semelhante, mas com uma medida de 5,5 metros.[104]

Início do jogo

Cada um dos dois times joga com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. Durante a partida pode-se substituir jogadores por outros, denominados reservas. Um dos jogadores titulares deverá ser o goleiro ou guarda-redes. É permitido que um goleiro e outro jogador da equipe troquem de posição durante o jogo, se for durante o intervalo e com o consentimento do árbitro.[105][106]
Cada jogador deverá utilizar um vestuário básico, que é constituído de uma camiseta ou camisa com mangas, bermudas, meias, caneleiras e uma chuteira. As cores do vestuário de ambas as equipes e a de ambos os goleiros devem ser claramente diferentes. Os capitães (jogadores representantes de cada equipe) devem ter alguma marca identificadora para ser chamados pelo árbitro quando for necessário, que geralmente é um bracelete.[107]
O futebol é jogado com uma bola de forma esférica que deve ser de couro ou outro material adequado. Sua circunferência deve ser entre 68 e 70 centímetros, sua massa de 410 a 450gramas e sua pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas ao nível do mar. Os jogadores podem tocar e mover a bola com qualquer parte de seu corpo, exceto os membros superiores. O goleiro tem a vantagem de poder utilizar qualquer parte de seu corpo para isto, mas somente dentro de sua grande área.[104]
Cada jogo é controlado por um árbitro principal designado pela organização da competição em questão, que será a autoridade máxima da partida e o encarregado de fazer cumprir as regras do jogo. Todas as decisões do árbitro são definitivas. Somente ele pode modificar uma decisão, sempre que não tenha retomado o jogo ou a partida tenha sido finalizada. Além disso tem a sua disposição dois bandeirinhas para ajudá-lo na tomada de decisões. Possui também um quarto árbitro a seu dispor que é o que confirma, e além disso controla os reservas e o corpo técnico. O quarto árbitro também indica as substituições e o aumento do tempo regulamentar.[108]
Para iniciar o jogo, um ou mais jogadores de uma equipe movem a bola do meio de campo, momento quando começa a correr o tempo regulamentar. Esta situação se dá com a equipe adversária no início do segundo tempo. Também ocorre depois de cada gol marcado, quando a equipe que o sofreu executa a ação.[106]

Duração e resultado

Embora o regulamento não especifica um tempo fixo de duração das partidas, recomenda-se 90 minutos por jogo, divididos em dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre ambos os períodos. Cada competição fixa um tempo para cada partida da mesma, mas durante elas sempre perde-se tempo de jogo por várias razões, como substituições e faltas. Por isso o árbitro principal de cada jogo pode adicionar minutos extras em cada tempo.[106]
O objetivo do desporto é marcar mais golos que o rival. Considera-se que uma equipe marcou um gol quando se introduz a bola por completo entre as traves verticais e por debaixo do travessão do rival, sempre e quando não é cometido uma infração às regras do jogo previamente. O gol é a única forma de marcar no futebol, situação que não ocorre em outros códigos de regras do futebol. Se ambas as equipes marcam o mesmo número de golos, a partida é considerada empatada.[109][110]

A baliza do futebol, onde se marcam osgolos.
Em muitos casos, quando a partida termina em empate, busca-se alguma forma para que uma da equipes seja considerada vencedora do jogo, e para alcançar isto existem várias formas. Se a partida fica empatada, pode-se jogar uma prorrogação, que é constituída de dois tempos, geralmente de 15 minutos cada um, dando-se continuidade à partida inicial. Além disso, existiam duas formas em que a prorrogação termine antes do tempo previsto: o morte súbita (gol de ouro) e o gol de prata. Esses métodos foram abolidos em 2004.[111]
Se a igualdade persistir, ocorrerá uma disputa por pênaltis, que consiste em cada equipe execute cobranças de pênalti de forma alternada até totalizar cinco cada uma. Se ao término das dez cobranças a igualdade permanecer, se continuará cobrando um pênalti por equipe até que se defina um vencedor.[112]
A utilização da prorrogação e da disputa por pênaltis é uma forma muito utilizada no futebol contemporâneo, sendo o principal exemplo disso as fases eliminatórias da fase final da Copa do Mundo FIFA. Em algumas competições é realizada a cobrança de pênaltis logo após o término do tempo regulamentado, sem passar por uma prorrogação. Um bom exemplo deste sistema são as fases eliminatórias da Copa América.[99]
Em todos estes exemplos se joga uma única partida, mas existem outros torneios onde as fases eliminatórias são jogadas em duas partidas, as chamadas partidas de ida e volta. Para determinar se a chave (ambas as partidas) terminou em empate, são somados os golos a favor de ambas as equipes nas duas partidas, e se resultam no mesmo número de golos para cada uma das duas equipes, diz-se que a chave terminou empatada. Em alguns casos, se a chave termina empatada, utiliza-se um sistema de desempate com prorrogação ou pênaltis, que são realizados ao término da segunda partida da chave.[99]
Em algumas chaves eliminatórias considera-se outra forma de desempate prévio à prorrogação ou os pênaltis: os golos do visitante. Se ao término de ambas as partidas ninguém supera o rival em número de golos, conta-se o número de golos convertidos por cada time na partida que jogou como visitante. Se uma equipe marca mais golos como visitante depois de jogadas as partidas, será a vencedora da chave, mas se persistir o empate também nesse critério, realizar-se-a a prorrogação e disputa de pênaltis. Um exemplo deste sistema são as fases eliminatórias da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões da UEFA.[99]

Faltas e reinício do jogo


O árbitro advertirá a um jogador quando este comete uma infração que deva motivar esta advertência.

As faltas na área são punidas com umpênalti.
Cada vez que um jogador golpeie ou tenta golpear outro jogador, o empurre, o retenha para obter vantagem, cuspa-no ou toque a bola com seus membros superiores (exceto o goleiro), o árbitro marcará um tiro livre direto a favor da equipe que recebeu a infração, que se realizará desde o local da infração. Se ocorrer dentro de uma das áreas, independentemente da posição da bola, e se esta estava em jogo, é marcado um pênalti contra a equipe infratora.[113]
Se um jogador joga de forma perigosa, dificulta a um adversário ou impede o goleiro de pegar a bola com suas mãos, é marcado um tiro livre indireto a favor da equipe que recebeu a infração, que será cobrado do local onde ocorreu a infração. Além disso, será marcado um tiro livre indireto se o goleiro manter a bola em suas mãos por mais de seis segundos ou tocar a bola logo depois de tê-la tocado e a soltado (exceto se o árbitro entender que não havia como não soltá-la), tê-la recebido de um companheiro ou diretamente de um arremesso lateral.[113]
Um jogador poderá receber um cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão), se cometer algumas infração das especificadas no regulamento. Se um jogador recebe um cartão vermelho, será expulso de campo e não poderá ser substituído por outro. Se um jogador recebe dois cartões amarelos em uma mesma partida, receberá um cartão vermelho e será expulso. Os cartões são uma forma de fazer o cumprimento das regras do jogo pelos jogadores.[113]
Se a bola sai de campo pela linha de fundo logo após ser tocada por um jogador da equipe que está na defensiva, será concedido uma cobrança de escanteio ao time rival. Se for tocada pela última vez por um jogador do time atacante, será concedido um tiro de meta à equipe adversária.[114] Caso a bola sai de campo por uma das linhas laterais, o time adversário ao do jogador que tocou-a pela última vez terá direito a um arremesso lateral.[115]

Impedimento

Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.[109]
As exceções à regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.[109]

Esquemas táticos

As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:[116]
  • guarda-redes ou goleiro é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para recolocá-la em jogo. A sua função é impedir que a bola passe pelas traves da baliza.
  • Os centrais ou zagueiros têm a função de ajudar o goleiro a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários.
  • Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o goleiro a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo.
  • Os médiosmeiasmeio campistas têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
  • avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o gol logo estão normalmente no campo adversário.
As posições definem a área do campo de atuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os goleiros têm uma mobilidade menos versátil por sua função, mas também podem participar de cobranças de faltas e escanteios.[116]
O número de jogadores em cada posição define o esquema tático do time, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo FIFA 2006 utilizando o esquema tático 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo aí chamados no Brasil de alas), 4 médios, 1 médio ofensivo e 1 avançado ou ponta-de-lança.[116]