quarta-feira, 11 de maio de 2011

Doenças do inverno

MENINGITE
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, cérebro e cerebelo. A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como uma emergência clínica.
Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado têm um bom resultado. O contágio que se tem mais medo é o da meningite meningocócica, pois o contágio é através do ar. Esse processo inflamatório pode ser causado por vírus, fungos, bactérias e protozoários, além de alguns casos de acometimento por neoplasias e intoxicações que podem ocorrer no sistema nervoso central.
O indivíduo pode ter dor de cabeça, náuseas, vômitos e febre alta. Quando a infecção se generaliza, podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo. Esse tipo de meningite é conhecido como Meningococcemia. Em crianças os sintomas são: irritabilidade, náusea, vômito em jato e febre. Nos recém-nascidos pode ocorrer um abaulamento na fontanela (moleira). Os tratamentos variam conforme o tipo de meningite.
Se ela for causada por agentes infecciosos, como meningocócicos, pneumococo deve ser tratado com penicilina, se for causada por fungos, deve ser tratado com antifúngicos. Varia de acordo com o tipo de agente.
                                A  INFLUENZA A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Esse vírus é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Devemos tomar alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Pessoas com febre acima de 38ºC, tosse, dispneia (dificuldade respiratória), acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais devem procurar auxílio médico.

A maioria dos casos se apresenta da forma leve e se cura com hidratação, boa alimentação e repouso.
A vacina será preferencial aos idosos, gestantes, crianças e funcionários públicos da área da saúde. Para saber mais sobre a vacinação procure o posto de saúde mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário