Jogos Paralímpicos – Um pouco da história:
Os jogos mundiais praticados por deficientes são relativamente
recentes — datam do início do século XX. As primeiras competições tiveram
origem na Inglaterra, com atividades esportivas envolvendo veteranos da Segunda
Guerra Mundial que ficaram com alguma lesão na espinha. Essas competições
pretendiam reabilitar ex-combatentes, estimulá-los física e emocionalmente.
Atualmente, os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo
mundial, envolvendo pessoas com necessidades especiais de diversas partes do
mundo. Participam dos jogos atletas com deficiência física (mobilidade,
amputações, cegueiras e paralisias cerebrais).
O Brasil tem tido grande destaque internacional nessas
competições, ficando em nono lugar em Pequim (2008) com um total de 47 medalhas
(16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze). Nos Jogos Paralímpicos de Londres,
nosso país está sendo representado por 182 atletas que estão na luta por
medalhas, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro de 2012.
Modalidades disputadas
Atualmente são praticadas 20 modalidades esportivas
nos Jogos Paralímpicos, sendo que algumas provêm dos Jogos Olímpicos e outras
são exclusivas dos atletas com deficiência. Desde 2001, ambos os Jogos devem
ser disputados na mesma cidade-sede, sendo que em Londres estiveram na
disputa cerca de 4.200 atletas de aproximadamente
165 países.
À medida que os Jogos Paralímpicos vão crescendo em número de
participantes e tendo maior cobertura da mídia, maior é a tendência de
investimento no paradesporto, e no Brasil também não é diferente.
|
Neste ano, o maior evento escolar será realizado na cidade de São Paulo,
no período de 15 a 20 de outubro, com a participação prevista de 1.200 pessoas
contando com alunos, dirigentes, técnicos e coordenadores de diversas regiões
do país.
As Paralimpíadas
Escolares 2012 têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com
deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as
escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
O evento é
destinado aos alunos com deficiência
física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos e que estejam
regularmente matriculados no ensino
fundamental e médio, que participam através de
representações enviadas pelas vinte e sete unidades da federação.
As dez modalidades
disputadas serão:
1. Atletismo
2. Natação
3. Futebol de Cinco
4. Futebol de Sete
5. Goalball
6. Tênis de Mesa
7. Bocha
8. Judô
9. Tênis em Cadeira de Rodas
10. Voleibol Sentado
2. Natação
3. Futebol de Cinco
4. Futebol de Sete
5. Goalball
6. Tênis de Mesa
7. Bocha
8. Judô
9. Tênis em Cadeira de Rodas
10. Voleibol Sentado
No aspecto técnico as Paralimpíadas Escolares 2012 é uma das principais bases de referência para a escolha de atletas de
acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro,
objetivando a formação da equipe nacional para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.
A competição tem a chancela do Ministério do Esporte e também é o único evento que qualifica os
alunos/atletas com deficiência para o programa Bolsa Atleta na categoria
escolar.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com as Secretarias Estaduais da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude serão as responsáveis pela formação da equipe paulista que representará o estado nesta competição.
Com esse apoio pretendemos oferecer a oportunidade de participação no evento, ao maior número de alunos com deficiência do estado de São Paulo.
Para a formação da Equipe Paulista, que representará
o Estado de São Paulo no
evento, competindo nas 10 (dez) modalidades
oferecidas, a programação é a seguinte:
As inscrições ocorreram em abril de 2012.
As inscrições ocorreram em abril de 2012.
As Seletivas dos
atletas terminaram em junho e já temos a definição da equipe paulista nas dez
modalidades oferecidas.
Estamos na reta
final para a realização dos jogos e tanto os atletas quanto suas famílias estão
em treinamento intenso e na expectativa dos resultados.
A rede municipal
de ensino tem dado ênfase ao programa de inclusão das crianças com alguma
deficiência em escolas regulares de ensino. Nossa escola não é diferente e é
por este motivo que achamos importante este evento, não só por valorizar e integrar as crianças, como também por ser
uma questão de superação para os atletas.
Aprender a
conviver com as diferenças é o que torna as pessoas melhores e mais conscientes
de seu papel na sociedade atual, e neste contexto o esporte contribui muito
para isto, pois dentro de suas potencialidades, todos são capazes de superar
limites.
Equipe de Redação:
Conexão-Teen
Imprensa Jovem da EMEF. Des. Sebastião
Nogueira de Lima
DRE-FO – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário