terça-feira, 4 de setembro de 2012

PIRATARIA


                                   PIRATARIA          
               A QUEM A PIRATARIA AFETA?
A Economia Global: a distribuição ilegal de software afeta a economia do mundo. Com uma taxa de pirataria  estimada em 36% globalmente , os efeitos econômicos são significativos.
Usuários de software legítimos: A pirataria software impede inovação.O custo do combate á pirataria de software, somados a perda de receita, poderia ser empregado em pesquisa e desenvolvimento que beneficiassem os usuários.
Usuários de software pirateado: O Software pirateado pode conter vírus ou nem funcionar. Os usuários  não licenciados não recebem documentação de qualidade nem têm direito a suporte técnico ou upgrades, patches ou atualizações de produto.
A economia global: A distribuição ilegal de software afeta a economia do mundo. Com uma taxa de pirataria estimada em 36% globalmente, os efeitos econômicos são significativos. Em 2001, de acordo com o Business Software Alliance, a pirataria custou à economia global mais de US$ 13 bilhões em impostos que beneficiariam comunidades locais.
                             Por que a pirataria é ilegal?
     Para garantir que haja incentivos adequados para que as empresas continuem investindo na criação, produção, promoção e comercialização de gravações de som, os tratados internacionais [ OMPI , TRIPS ] e as leis nacionais concedem aos produtores de gravações sonoras de direitos vários dessas gravações. Estes direitos incluem o direito exclusivo de copiar as gravações comercialmente e distribuir / importar / exportar as cópias. Dependendo do país em que vive, estes direitos podem ser chamados de direitos autorais, ou 'relacionados’ ou direitos. Estes são separados de quaisquer direitos que possam existir sobre a música ou as letras que estão sendo gravados.
Falsificação é a cópia e a comercialização ilegal de software protegido por direitos autorais, com a intenção de imitar o material original. Inclui imitação da embalagem, documentação, etiquetas e das demais informações. Esta prática é sofisticada, mas a menos comum no Brasil.
                     Pirataria é prejudicial, mas também…
Vamos pensar um pouco mais aqui. Vamos olhar todas as nuances e consequências da pirataria. Um jogo pirata é mais barato. Por serem mais barato, mais pessoas compram. Tendo mais pessoas comprando, são mais pessoas comentando e sua marca ficando famosa. Com a marca famosa, você fecha maiores patrocínios. Então…
Não estou falando que a pirataria é benéfica para as companhias de jogos, mas é inegável que o grande boom do vídeo game se deu graças a isso. Todo mundo tinha Playstation 1 e Playstation 2. Quando foi lançado o Playstation três, a ordem natural das coisas indicava para a liderança de mercado também do Playstation 3. Porém, o que se viu foi o console da Microsoft, o XBOX 360, tomar de assalto às vendas e as casas dos jovens games ao redor do mundo. Claro que tem o fato de o próprio XBOX 360 ser um pouco mais barato que o Playstation 3, mas conversando com quem comprou, a resposta que eu mais ouço é que eles compraram o XBOX porque é possível rodar jogos piratas neles, coisa que com o PS3 não dá ainda para poder vender cds piratas.


                        Pirataria: causa ou consequência
Todos sabem o que é a pirataria, mas quais são suas causas e consequências? Um dos principais fatores que motivam essa prática ilegal no nosso país é a nossa cruel política tributária, fazendo com que produtos como jogos acabem custando até três vezes mais do que em outros países do globo. Os "pirateiros" costumam utilizar esse fator como desculpa, porém uma coisa é certa: pirataria é crime! E, antes que me critiquem, não falo de crime ao estado ou ao governo, mas sim ao individuo que fabrica o produto original. Quando compramos uma cópia ilegal de um game como Alan Wake, a Remedy (produtora do jogo) deixa de vender uma unidade do seu produto, reduzindo sua margem de lucro e dificultando o pagamento dos altos custos de desenvolvimento. A pirataria também contribui para o crime organizado, que financia o tráfico através da venda destes produtos ilegais. Na verdade, comprar um produto pirata é insultar o desenvolvedor de games, pois você está "menosprezando" o trabalho dele! Mas, também existe o outro lado da moeda: se você não tem condições de comprar um jogo por mês, o que você pode fazer? Ficar sem jogar? Nesses casos, eu acredito que a pirataria é a única opção que a pessoa tem, pois é melhor fazer isso do que não poder jogar. Se vocês querem apontar responsáveis, culpem o governo pelos altos impostos e as pessoas com boas condições financeiras que compram produtos piratas, que mesmo tendo dinheiro para consumir jogos originais, preferem a pirataria. Espero que este texto tenha ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre a pirataria .


Nenhum comentário:

Postar um comentário